terça-feira, 21 de outubro de 2014

2º DIA - PALESTRA SOBRE CULTURA DE MORTE


"Os jovens de hoje são a imagem do futuro"

E foi com essa frase que o Padre João Batista deu inicio a sua palestra sobre Cultura de Morte, falando de forma clara ele disse que através de nossos corações podemos saber se estamos ou não envolvidos pela onda da cultura de morte, da qual muitas vezes achamos que estamos distantes, mas é necessário perguntar a nos mesmos como temos agido perante as questões da sociedade. E até mesmo ao escolhermos os nossos representantes precisamos pensar desta forma, pois, aqueles que colocamos no poder juntamente elegemos o pensamento de seu partido e que devemos ser bastante cuidadosos, disse ainda que a igreja não pode nos dizer em quem votar, mas que deve orientar a respeito, porque tem a função de profeta, não apenas no sentido de direcionar sobre o que não devemos fazer, mas sim nos orientar em qual direção devemos seguir e nos apresentar uma vida diferente do que estamos acostumados a vê nos dia de hoje.

Sobre a cultura de morte, tomando por referencia São Tomás de Aquino, nos falou sobre as quatro inclinações naturais existentes em todas as pessoas, mas que devido ao pecado se tende a se alterar:

- Inclinação pela vida: todos querem viver e tem repulsa a morte, o homem foi feito a imagem de Deus e Ele é amor, então fomos feitos para amar e a nossa natureza não quer vê a morte do outro. Contudo, o que nos é pregado é que o nosso interesse próprio deve falar mais alto, e não temos mais tempo a perder com o outro, e por isso sugiram pílulas anticoncepcionais, leis que favorecem a eutanásia e o aborto.   

- Inclinação para busca do prazer no exercício da sexualidade: Todos estamos sujeitos a sexualidade e isso é natural, o que foge do normal é a banalização do sexo, estamos na era do "tudo pode", e o que era correto se tornou monótono, o sexo foi feito por Deus de forma perfeita, onde o homem e a mulher foram planejados anatômicamente para que juntos possam chegar ao prazer, muito diferente do que se vê nas pornografias, onde são retratado homens e mulheres irreais, fazendo coisas mais irreais ainda, o que leva o homem a achar que aquilo que faz com a esposa é monótono e transformando o ato sexual em orgia.  Devemos nos livrar daquilo que nos leva a pecar, como diz a passagem bíblica: Se teu olho te leva a pecar, corta. Precisamos monitorar celulares, computadores, televisores etc, e tudo aquilo que faz mal a sua casa  deve ser literalmente cortado.

- Inclinação para a Sociabilidade: Deus é um só em três pessoas, em sua essência é amor e nos chama ao amor, para isso precisamos entrar em dialogo, porém, o que vemos na sociedade é um isolamento, o mundo nos ensina a conquistar aquilo que cada um quer para si, o que vemos hoje são filhos colocando pais em asilos, casais que não querem filhos, homens e mulheres dispensando relações afetivas e buscando o narcisismo, Necessitamos urgentemente de voltar as origens onde o homem dá carinho a esposa e os filhos respeitam os pais, onde a família reza junta.

- Inclinação ao conhecimento da verdade: Nascemos com vontade de conhecer o mundo, de fazer amizades de nos misturar, mas crescemos e nos tornamos egoístas, pois o mundo favorece a cultura da ignorância onde não precisamos do outro, cada um faz a sua verdade. 

Encerrou dizendo que muitas vezes somos verdadeiros promotores da cultura de morte através de nossas línguas, que não podemos deixar que essas inclinações, que nascem conosco, definhem.  E disse que precisamos cultivar o dialogo, o amor e a vida. Também precisamos nos informar com documentos da igreja... É preciso nos interessar para crescer na fé e ser testemunhas da cultura a vida.

Para vencer a cultura de morte, precisamos vivenciar a cultura do amor ... - Padre João Batista

Após a palestra o convidado respondeu algumas perguntas do público presente e recebeu o troféu em homenagem a participação na 5ª Semana da Vida.

Não deixe de assistir o vídeo apresentado no segundo dia da semana da vida:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programação-2014

ANO JUBILEU

(19/10/2014) - Domingo

15h as 17h-Diversas atividades para as crianças

19h - Missa de abertura da Semana da vida e Show de talentos com barraquinhas

1° Dia (20/10/2014) Segunda-feira

Cultura de morte

2º Dia (21/10/2014) Terça-feira

Política Cristã (Voto Cristão, Estado Laico e Laicismo)

3° Dia (22/10/2014) Quarta-feira

Um olhar pela tela (Curta metragem comentado)

4° Dia (23/10/2014) Quinta-feira

Leis para vida ou para a morte (Lei da palmada, aborto, drogas etc)

5° Dia (24/10/2014) Sexta-feira

Neste dia não teremos programação

6° Dia (25/10/2014) Sábado

Missa de encerramento com testemunho e Louvor. Após barraquinhas e Concerto para a vida.

De segunda a quinta-feira teremos missa com testemunho às 19h30, logo após inciaremos a programação citada a cima.