quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Agradecimentos

A Pastoral famíliar tem o prazer de agradecer a todas as pessoas que de alguma forma ajudaram na realização da 2º Semana da Vida da Paróquia Imaculada Conceição.




Esperamos que neste ano a execução de todas as atividades tenham trazido muitos frutos e que no próximo ano possamos contar com a presença de todas as famílias do setor M Norte e de outras regiões, neste evento que tem a finalidade de "Defender a Vida".




Equipe na Sala da Pastoral e alguns dos rapazes da pastoral

Kelly, Rose , Elaine e Núbia, Ivana, Jorgiane e Malú


Ana, Marilena,Everton, Marildes, Lúcia e Marcos




Troféu entregue aos colaboradores


Harrison/cerimonialista e lembrança testemunhas das missas


Sala de espera dos Colaboradores

7º: Encerramento

A 2º Semana da Vida teve o dia do seu encerramento recheado de atrações.

Durante todo dia a Paróquia comemorou na praça em frente à igreja o dia das crianças com muitos brinquedos, brincadeiras,comidas e bebidas. De acordo com o Pe. Marcos, cerca de três mil crianças passaram por lá e se divertiram à vontade.


Na missa das 19h o Reitor do Seminário Redemptores Mater, Pe. Juan José Armendáriz, celebrou uma linda missa de encerramento. No final da celebração como sinal de amor a vida o Padre deu uma benção especial as grávidas presentes.

Após a eucaristia, foi encenada a peça Novicia Rebelde e houve uma bela queima de fogos.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

6º dia: Vigília Para a vida e testemunho do casal Cristiano e Cristiana









A banda Maranatha animou a primeira hora de Vígilia da 2º edição da Semana da Vida, com muito louvor e orações. Com uma bela interpretação, o grupo conseguiu fazer o público presente no salão paroquial se mexer e orar pela sua vida, das famílias, dos irmãos e do mundo inteiro.






Devido ao mau tempo os Padres Marcos e Odair, decidiram cancelar a procissão e iniciar a celebração das vésperas e da adoração ao Santissímo. A celebração foi linda e a presença do Espírito Santo era nítida na assembléia.














Logo após a proclamação do evangelho o público foi presenteado com o testemunho do simpático casal Cristiano e Cristiane. Com uma química incrível falaram do namoro que culminou em casamento, mas que para chegar até lá precisaram experimentar muitas provações.


Cristiane comentou sobre a fé e a formação católica que recebeu desde cedo de seus pais e que iniciou um namoro com Cristiano sem o consentimento familiar.
Logo começaram a se relacionar sexualmente no namoro e com isso sentiram o peso do pecado, muitas brigas, mentiras, doenças e descomunhão.


Cristiane contou que não suportou o fardo e terminou o namoro, voltou a igreja e conheceu algum tempo depois o movimento Emaús, ela fez o curso oferecido por eles e voltou a comungar.



Mas o amor que sentiam um pelo outro continuava em seus corações. Algum tempo depois Cristiano a procurou pedindo para reatarem, mas Cristiane respondeu firmemente que só voltaria para ele com a condição de terem um namoro santo. Cristiano não sabia nem o que era isso, mas com medo de perdê-la aceitou.


Cristiane apresentou o Grupo Emaús para o namorado e ele aceitou fazer o curso apenas para agrada-lá. Cristiano diz em lágrimas que foi lá o primeiro contato que teve com Jesus Cristo, que ali realizou a sua primeira confissão com dignidade e que através da bíblia o Padre esclareceu a ele todas as dúvidas que possuía.


Depois disso continuaram juntos, mas com o terço presente em suas vidas todos os dias, para que com o apoio de Jesus e da Virgem Maria conseguissem manter um namoro casto, assim como deveria ser todo namoro. Os dois dizem que os "amigos" os recheavam de críticas e questionamentos, pois não entendiam tal atitude, mas eles permaneciam firmes se mostrando um testemunho vivo.


Em 1996 os dois casaram em uma cerimônia simples, porém, muito bonita e abençoada. Os dois optaram por fazer o método de billings para viver na vontade do Senhor em relação aos filhos, porém, com passar do tempo às crianças não apareciam, decidiram procurar um médico e descobriram que não podiam engravidar.


Eles contaram que a dor foi grande, mas sabiam que o Senhor falava com eles através daquele sofrimento e resolveram adotar filhos, mas como qualquer casal queriam adotar um bebê, o que também não foi possível. Cristiane disse que na época a criança que conseguiram adotar já tinha seis anos, que no início foi muito difícil aceitar, mas que assim que viu a foto do menino já se sentiu mãe e sabia que era o filho que Deus tinha reservado para ela, dois anos depois o casal se sentiu chamado a fazer uma nova adoção, e desta vez adotaram uma menina de oito anos.


O casal falou que apesar de terem se realizado como pais a vontade de gerar nunca havia passado e que os filhos adotivos também rezavam para Nossa Senhora conceder a graça dos pais gerarem um irmão. Cristiane chorou várias vezes durante seu depoimento, mas quando chegou nesse ponto de seu testemunho ela pegou uma criança de um ano e meio nos braços e com muita emoção falou que Deus nunca abandona seus filhos e que aquela criança era a maior prova disso e apresentou sua filha de um ano e meio, que eles carinhosamente chamam de "milagre".

5º Dia: Concerto de música para a vida








O quinto dia da semana da vida foi comemorado com muita música, orquestradas por Flávio Quinto, Wesley Lanna, Leandro Marques, Vanderlei Oliveira e Paulo Henrique.

O grupo de músicos oferceu ao público um repertório de lindas melodias, quem esteve presente no evento pode apreciar sons como os de Mark LoWry, Klaus Meire e Beathes, tocados em instrumentos clássicos.

O concerto foi aplaudido de pé. Alguns dos presentes cometaram que é raro o oferecimento de eventos culturais para a comunidade e que a Paróquia tinha acertado na escolha.

Ao final foi lançado um desafio ao público, os dois primeiros que cantassem uma música receberiam brindes, confira as fotos dos corajosos.










5º dia: Missa conduzida por idosos e Testemunho.










Fechando um ciclo que se iniciou com gestantes, seguido de crianças, jovens e casais, na sexta feira os idosos comandam a liturgia da missa. Para abrilhantar ainda mais a celebração a Paroquiana Maria Holânda deu um testemunho com o tema Cada dia com Deus é muito.

4º Dia: Entrevista com o casal Domingos e Sirlene




“Nunca desistam de acreditar na igreja, o que se aprende aqui lá fora jamais se aprenderá”.

Foram com estas palavras que o casal Domingos e Sirlene deixaram a Paróquia no quinto dia da 2º Semana da vida. Os dois disseram que a presença de Deus nas famílias faz toda diferença, que sem Ele a família que formaram nem existiria.

Contaram que perderam um filho há quatro anos e que não acham que em momento algum Deus foi injusto nesta perda, pois acreditam que a morte é apenas o início da vida eterna.

Dizem que a velhice não os assustam e esperam que Deus lhes dêem a graça de vive – lá.

E por fim levam da semana da vida a consciência do grande valor que tem as pessoas que estão na terceira idade, o dever de respeitá-los e o compromisso de repensar nas ações em relação ao próximo.

4º Dia: Palestra Envelhecer Bem



No quarto dia de Palestra a Geriatra Dra. Célia Cals colocou ordem em algumas coisas.

Com um jeito simples e acessível ao público esplanou de forma convincente alguns problemas enfrentados pelos idosos. E mais: trouxe luz para esses problemas. Dizia ela que os fatores mais importantes para uma velhice saudável está justamente na família e na alimentação.

Um idoso cercado pelos amigos e pelos familiares tende a não desenvolver muitas doenças recorrentes na sua idade. O contato familiar gera predisposição e confiança, o que traz saúde de modo geral para o idoso.

A dra. Cals afirmou que uma boa alimentação também ajuda no combate às doenças. Por mais que isso pareça óbvio, muitos idosos preferem manter velhos hábitos alimentares ricos em gorduras, o que foi rechaçado pela doutora. Ela colocou com muita propriedade que com alguma carne, uma salada simples com verduras e legumes de cinco cores e uma fruta como maçã já é o suficiente para se ter cinco grupos de vitaminas e deixar o idoso com saúde de ferro.

Após responder perguntas do público a drª foi ovacionanda.

Já esperamos por sua volta à nossa Paróquia.


Ao final o Padre Marcos entregou algumas lembraças aos mais idosos presentes na platéia:





Assista o vídeo exibido sobre idoso:



4º Dia: Missa conduzida por casais e testemunho: Família, semente Cristã








A missa do quarto dia da Semana da Vida foi conduzida por casais, representando a união de duas pessoas em uma só carne através da aliança feita com Deus e os frutos que geram a família.

O casal Arruda e Luzia estão casados há 37 anos, têm 3 filhos e 5 netos e todos estavam presentes na missa .

O casal deu o testemunho com o tema família, semente cristã. Os dois contaram que se conheceram em meio à religiosidade natural e apenas depois do nascimento do segundo filho que se casaram na igreja, porém, continuaram numa vida em que a qualquer momento podia acontecer uma separação.

Depois do nascimento da terceira filha receberam o convite de fazer o encontro de casais e a partir daí mudaram de vida. Ao permitir que Deus realmente fizesse parte do dia-dia da família as coisas se transformaram, as brigas diminuíram, mas quando aconteciam apareceu o perdão entre o casal e os filhos, a oração diária se tornou sagrada, o respeito mútuo também e a participação efetiva em grupos da igreja davam o alimento necessário para a base da família.

Hoje os três filhos do casal são casados e tem filhos que são educados cristãmente.

Por fim falaram de como Deus a cada dia tem os ajudado a conservar o amor durante todos esses anos de casamento, que dificuldades sempre aparecem , seja financeira, interpessoal, profissional e várias outras coisas, e é Deus que torna possível manter o casamento firme mesmo com todos esses problemas.

3º Dia Missa e testemunho: A graça do Namoro santo




Jovens levaram a frente a missa do terceiro dia da 2º Semana da Vida e tivemos o testemunho dos noivos Anerson e Solange que relatam sobre a importância de ter um namoro santo.


Solange falou que Deus os permitiu ter relacionamentos errados, onde viviam sempre buscando e não encontravam vida. Os namoros eram curtos, pois sempre se deparavam com o pecado e não viam como continuar esses relacionamentos.


Ela disse: “Rezei a Deus para colocar uma pessoa na minha vida que me ajudasse a viver na castidade, então Deus colocou o Anerson.


Anerson falou que no dia que conheceu a sua noiva foi à capela da Igreja e pediu a Deus que se ela fosse a mulher da sua vida, que ele pudesse ter um namoro santo, pois nunca tinha tido antes.

Eles contaram que diante das tentações, sempre pediam a Deus que os ajudassem, porque para o mundo é impossível um homem e uma mulher estarem juntos e manter a castidade.


Ele disse: “Eu mesmo achava isso impossível”, estamos juntos a mais de um ano e eu não conheço o corpo da minha noiva, e espero conhecer só depois do casamento que será no próximo mês. Deus tem nos ajudado através da igreja e dos irmão que sempre rezam por nós.

sábado, 29 de outubro de 2011

3º Dia - Debate sobre o Desenvolvimento da Vida e entrevista com o Casal José Marcone e Joana




No quarto dia de programação da 2ª Semana da Vida, a paróquia Imaculada Conceição apresentou aos paroquianos uma debate sobre Desenvolvimento da Vida.

Em formato de talk show, Hugo Lopes, membro da pastoral familiar e jornalista, conduziu o debate que foi dividido em quatro temas: Família, Infância/Adolescência, Homossexualismo e Drogas/Violência.

Para argumentarem sobre o assunto, foram convidados: o Padre Paulo de Matos, o educador e historiador Reinaldo Córdova, o advogado José Miranda e a Psicóloga Maria Isabel. No salão paroquial e com quase todas as cadeiras ocupadas, as atividades do dia foram iniciadas e a ordem dos temas foi escolhida por sorteio.

A primeira questão sorteada e discutida foi sobre a educação dos filhos, onde cada um dos participantes elencou pontos específicos relacionados a afetividade praticada de forma excessiva e suas conseqüências. Também deixaram o alerta de que as crianças de hoje estão cada vez mais envolvidas no consumismo, oferecido de forma exagerada pela sociedade e que os pais não podem ser escravos das vontades dos filhos, devem amar com limites, dialogar, educar, respeitar, apoiar e dizer não quando necessário.

Logo após, o tema mais polêmico da noite o homossexualismo foi sorteado e os convidados falaram um pouco sobre o assunto que tem sido muito discutido pela imprensa e sociedade. Explicaram que a falta de zelo pela família em manter a figura do pai e da mãe presentes na criação de seus filhos tem tido uma grande responsabilidade nesse cenário. O Dr. Miranda argumentou que os meios de comunicação querem impor que “o legal hoje é ser gay” e o Padre Paulo esclareceu que homossexualidade não se trata de uma doença e sim de um comportamento que pode ser modificado quando existe vontade própria da pessoa, mas que os pais não devem obrigar o filho a fazê-lo, tudo deve ser feito na liberdade, pois nada obrigado gera bons resultados.

Como o tempo estava avançado devido à grande interatividade dos profissionais o moderador precisou definir que os outros dois temas fossem abordados em uma explanação rápida por parte de cada participante, O educador Reinaldo fez um apanhado histórico da família, apontando que com o passar dos tempos não foi o mundo que mudou e sim as pessoas, que a modernidade muitas vezes tem trazido para dentro dos lares traições, namoros que escravizam o corpo, alienações, separação e medo de ter filhos. Dr. Maria Izabel terminou dizendo que a demanda em seu consultório nos últimos anos tem aumentado de maneira considerável, e que é muito mais barato conversar, corrigir, educar e dar carinho aos filhos do que depois ter de gastar com consultas, frisou que a pessoa humana gira em torno do amor e que é preciso dar e recebê-lo.

No intervalo de cada tema abriu-se para perguntas do público, que foram respondidas prontamente, no final os convidados receberam troféus como forma de agradecimento pela presença e o Padre marcos encerrou com a benção final.




ENTREVISTA:



José Marcone e Joana estão casados há 29 anos e dizem que para se manter um casamento de tanto tempo, amando uma única pessoa, é preciso ter respeito em relação às diferenças de cada um. O casal possui dois filhos e argumentam que os pais devem ser o espelho da família e que a educação deve está baseada em muita paciência. Eles acreditam que a igreja ajuda as famílias a lidar com um mundo de hoje, que um ótimo exemplo disso são eventos como a Semana da Vida . Quando questionados sobre o que levam do evento, ambos responderam que foi um grande aprendizado sobre a família.

Mensagem do casal para os pais que acessam o blog:

“Dêem mais atenção aos filhos e os amem com o amor fraterno.”


Assita o vídeo exibido no terceiro dia da semana da vida:




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Foto da Pastoral da Família















Essa é parte da equipe responsável pela 2º Semana da Vida da Paróquia Imaculada Conceição

2º Dia - Dra. Marli Virginia "Interrupção da Vida"




A palestra foi um sucesso, despertando grande interesse no público presente.

Dando prosseguimento ao ciclo de palestras da 2ª Semana da Vida da Paróquia Imaculada Conceição, nossos paroquianos receberam na última terça-feira a visita da Dra. Marli Virginia, médica obstetra e membro da comissão de bioética da Arquidiocese de Brasília sobre planejamento familiar.

Durante a apresentação, Marli Virginia discorreu sobre o que segundo ela são aspectos que contribuíram para o conceito de “desenvolvimento humano” da atualidade. De acordo com a doutora (que fez uma abordagem histórica muito interessante), até o século XVIII, a história natural foi dominada pela crença, mas com o advento de alguns pensadores foi sendo modificada paulatinamente dentro da sociedade chegando aos conceitos de civilização que temos nos dias atuais. A análise feita por Marli passeou por Thomas Malthus (1766-1834), Karl Marx (1818-1883), Sigmund Freud (1856-1939), Friedrich Nietzsche (1844-1900), entre outros.

No bloco final de sua exposição à doutora argumentou que as idéias “plantadas” por esses pensadores contribuíram para a criação da camisinha, pílulas anticoncepcionais, DIU, entre outros métodos que não são a favor da vida. No encerramento insistiu para que os católicos conheçam as encíclicas da Igreja Católica citando o exemplo da Evangelium vitae que defende a grandeza e o valor precioso da vida humana.
A palestra foi encerrada com perguntas do público e posteriormente com a benção do Padre Marcos.

Curiosidade: “Ao encerrar o Sínodo da Europa, em 1991, o papa João Paulo II pediu que, em todos os países do mundo, a Igreja promovesse a celebração de um Dia ou de uma Semana da Vida, todos os anos. Na sua encíclica "Evangelho da Vida", de 1995, o Santo Padre renovou este pedido (cf. n. 85).
Na origem desta insistência de João Paulo II está essencialmente a constatação de que, na sociedade atual caminhamos para uma cultura que desvaloriza a vida. “Desde a facilidade com que se defendem e se promovem o aborto e a eutanásia até a destruição do nosso planeta.” Fonte: www.paroquias .org


Ao final foram entregues brindes para dois sortudos que estavam sentados no público e encontraram embaixo de suas cadeiras os nomes de santo Ambrósio e Santo Agostinho.




Veja o vídeo exibido neste dia:








2º Dia - Missa das Crianças, Testemunho "A importância de Receber a fé" e Entrevista com casal Lindomar e Jozenilde








A liturgia da missa do segundo dia da 2º Semana da Vida foi conduzida por crianças de várias idades, e tivemos o testemunho de uma jovem chamada Inês de 13 anos, filha do casal Francisco e Sâmia, que compõe uma família de cinco irmãos, sendo que um já está no céu.


Veja o que ela relatou sobre a importância de receber a fé:


Como me sinto amada por Deus... Pela família que tenho, pelo fato de meus pais terem recebido a palavra de Deus e me educarem na fé da Igreja.


Sei que ainda sou muito jovem, e que minha vida está apenas começando, e que as dificuldades virão, mas sei que me apoiando em Jesus Cristo, Ele me sustentará.


Vejo que muitas das minhas amigas que não recebem em casa a palavra de Deus têm uma vida desequilibrada, com uma briga com o namorado, por exemplo, acham que seu mundo simplesmente acabou. Que suas vidas estão voltadas para as coisas do mundo.


Hoje percebo que esse equilíbrio para enfrentar a vida só esta em Jesus Cristo, que é esse que me ama tanto, por isso é tão importante receber a fé.



ENTREVISTA










Lindomar e Jozenilde moram juntos e tem um filho, os dois acreditam que é muito importante passar a fé aos filhos porque o mundo de hoje ensina muitas coisas erradas, dizem que é preciso preparar melhor os nossos filhos e que é necessário contar com a ajuda da igreja para conseguir fazer isso. Na opinião deles a redução do número de filhos nas famílias de hoje se dá devido à importância que as pessoas tem dado ao trabalho e ao sucesso pessoal. Segundo eles a palestra da Dr. Marly sobre interrupção da vida os ajudou a perceber que não se trata de loucura está aberto à vida, mas sim de confiança em Deus e que apesar do mundo pensar diferente e de reprovar devemos esperar Nele. Ainda nos disseram que o que levam pra casa do segundo dia da semana da vida é a conscientização sobre o uso de anticoncepcionais e a decisão de abandonar o uso dos mesmos.

Segue abaixo uma mensagem que deixaram para as pessoas que acessarem o blog: “O evento está sendo muito bom e maravilhoso, todos deveriam participar e se pudéssemos traríamos toda nossa família para ouvir o que escutamos, vale muito a pena participar.”

Programação-2014

ANO JUBILEU

(19/10/2014) - Domingo

15h as 17h-Diversas atividades para as crianças

19h - Missa de abertura da Semana da vida e Show de talentos com barraquinhas

1° Dia (20/10/2014) Segunda-feira

Cultura de morte

2º Dia (21/10/2014) Terça-feira

Política Cristã (Voto Cristão, Estado Laico e Laicismo)

3° Dia (22/10/2014) Quarta-feira

Um olhar pela tela (Curta metragem comentado)

4° Dia (23/10/2014) Quinta-feira

Leis para vida ou para a morte (Lei da palmada, aborto, drogas etc)

5° Dia (24/10/2014) Sexta-feira

Neste dia não teremos programação

6° Dia (25/10/2014) Sábado

Missa de encerramento com testemunho e Louvor. Após barraquinhas e Concerto para a vida.

De segunda a quinta-feira teremos missa com testemunho às 19h30, logo após inciaremos a programação citada a cima.