A palestra foi um sucesso, despertando grande interesse no público presente.
Dando prosseguimento ao ciclo de palestras da 2ª Semana da Vida da Paróquia Imaculada Conceição, nossos paroquianos receberam na última terça-feira a visita da Dra. Marli Virginia, médica obstetra e membro da comissão de bioética da Arquidiocese de Brasília sobre planejamento familiar.
Durante a apresentação, Marli Virginia discorreu sobre o que segundo ela são aspectos que contribuíram para o conceito de “desenvolvimento humano” da atualidade. De acordo com a doutora (que fez uma abordagem histórica muito interessante), até o século XVIII, a história natural foi dominada pela crença, mas com o advento de alguns pensadores foi sendo modificada paulatinamente dentro da sociedade chegando aos conceitos de civilização que temos nos dias atuais. A análise feita por Marli passeou por Thomas Malthus (1766-1834), Karl Marx (1818-1883), Sigmund Freud (1856-1939), Friedrich Nietzsche (1844-1900), entre outros.
No bloco final de sua exposição à doutora argumentou que as idéias “plantadas” por esses pensadores contribuíram para a criação da camisinha, pílulas anticoncepcionais, DIU, entre outros métodos que não são a favor da vida. No encerramento insistiu para que os católicos conheçam as encíclicas da Igreja Católica citando o exemplo da Evangelium vitae que defende a grandeza e o valor precioso da vida humana.
A palestra foi encerrada com perguntas do público e posteriormente com a benção do Padre Marcos.
Curiosidade: “Ao encerrar o Sínodo da Europa, em 1991, o papa João Paulo II pediu que, em todos os países do mundo, a Igreja promovesse a celebração de um Dia ou de uma Semana da Vida, todos os anos. Na sua encíclica "Evangelho da Vida", de 1995, o Santo Padre renovou este pedido (cf. n. 85).
Na origem desta insistência de João Paulo II está essencialmente a constatação de que, na sociedade atual caminhamos para uma cultura que desvaloriza a vida. “Desde a facilidade com que se defendem e se promovem o aborto e a eutanásia até a destruição do nosso planeta.” Fonte: www.paroquias .org
Veja o vídeo exibido neste dia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário