sábado, 29 de outubro de 2011

3º Dia - Debate sobre o Desenvolvimento da Vida e entrevista com o Casal José Marcone e Joana




No quarto dia de programação da 2ª Semana da Vida, a paróquia Imaculada Conceição apresentou aos paroquianos uma debate sobre Desenvolvimento da Vida.

Em formato de talk show, Hugo Lopes, membro da pastoral familiar e jornalista, conduziu o debate que foi dividido em quatro temas: Família, Infância/Adolescência, Homossexualismo e Drogas/Violência.

Para argumentarem sobre o assunto, foram convidados: o Padre Paulo de Matos, o educador e historiador Reinaldo Córdova, o advogado José Miranda e a Psicóloga Maria Isabel. No salão paroquial e com quase todas as cadeiras ocupadas, as atividades do dia foram iniciadas e a ordem dos temas foi escolhida por sorteio.

A primeira questão sorteada e discutida foi sobre a educação dos filhos, onde cada um dos participantes elencou pontos específicos relacionados a afetividade praticada de forma excessiva e suas conseqüências. Também deixaram o alerta de que as crianças de hoje estão cada vez mais envolvidas no consumismo, oferecido de forma exagerada pela sociedade e que os pais não podem ser escravos das vontades dos filhos, devem amar com limites, dialogar, educar, respeitar, apoiar e dizer não quando necessário.

Logo após, o tema mais polêmico da noite o homossexualismo foi sorteado e os convidados falaram um pouco sobre o assunto que tem sido muito discutido pela imprensa e sociedade. Explicaram que a falta de zelo pela família em manter a figura do pai e da mãe presentes na criação de seus filhos tem tido uma grande responsabilidade nesse cenário. O Dr. Miranda argumentou que os meios de comunicação querem impor que “o legal hoje é ser gay” e o Padre Paulo esclareceu que homossexualidade não se trata de uma doença e sim de um comportamento que pode ser modificado quando existe vontade própria da pessoa, mas que os pais não devem obrigar o filho a fazê-lo, tudo deve ser feito na liberdade, pois nada obrigado gera bons resultados.

Como o tempo estava avançado devido à grande interatividade dos profissionais o moderador precisou definir que os outros dois temas fossem abordados em uma explanação rápida por parte de cada participante, O educador Reinaldo fez um apanhado histórico da família, apontando que com o passar dos tempos não foi o mundo que mudou e sim as pessoas, que a modernidade muitas vezes tem trazido para dentro dos lares traições, namoros que escravizam o corpo, alienações, separação e medo de ter filhos. Dr. Maria Izabel terminou dizendo que a demanda em seu consultório nos últimos anos tem aumentado de maneira considerável, e que é muito mais barato conversar, corrigir, educar e dar carinho aos filhos do que depois ter de gastar com consultas, frisou que a pessoa humana gira em torno do amor e que é preciso dar e recebê-lo.

No intervalo de cada tema abriu-se para perguntas do público, que foram respondidas prontamente, no final os convidados receberam troféus como forma de agradecimento pela presença e o Padre marcos encerrou com a benção final.




ENTREVISTA:



José Marcone e Joana estão casados há 29 anos e dizem que para se manter um casamento de tanto tempo, amando uma única pessoa, é preciso ter respeito em relação às diferenças de cada um. O casal possui dois filhos e argumentam que os pais devem ser o espelho da família e que a educação deve está baseada em muita paciência. Eles acreditam que a igreja ajuda as famílias a lidar com um mundo de hoje, que um ótimo exemplo disso são eventos como a Semana da Vida . Quando questionados sobre o que levam do evento, ambos responderam que foi um grande aprendizado sobre a família.

Mensagem do casal para os pais que acessam o blog:

“Dêem mais atenção aos filhos e os amem com o amor fraterno.”


Assita o vídeo exibido no terceiro dia da semana da vida:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programação-2014

ANO JUBILEU

(19/10/2014) - Domingo

15h as 17h-Diversas atividades para as crianças

19h - Missa de abertura da Semana da vida e Show de talentos com barraquinhas

1° Dia (20/10/2014) Segunda-feira

Cultura de morte

2º Dia (21/10/2014) Terça-feira

Política Cristã (Voto Cristão, Estado Laico e Laicismo)

3° Dia (22/10/2014) Quarta-feira

Um olhar pela tela (Curta metragem comentado)

4° Dia (23/10/2014) Quinta-feira

Leis para vida ou para a morte (Lei da palmada, aborto, drogas etc)

5° Dia (24/10/2014) Sexta-feira

Neste dia não teremos programação

6° Dia (25/10/2014) Sábado

Missa de encerramento com testemunho e Louvor. Após barraquinhas e Concerto para a vida.

De segunda a quinta-feira teremos missa com testemunho às 19h30, logo após inciaremos a programação citada a cima.