sábado, 29 de outubro de 2011

3º Dia - Debate sobre o Desenvolvimento da Vida e entrevista com o Casal José Marcone e Joana




No quarto dia de programação da 2ª Semana da Vida, a paróquia Imaculada Conceição apresentou aos paroquianos uma debate sobre Desenvolvimento da Vida.

Em formato de talk show, Hugo Lopes, membro da pastoral familiar e jornalista, conduziu o debate que foi dividido em quatro temas: Família, Infância/Adolescência, Homossexualismo e Drogas/Violência.

Para argumentarem sobre o assunto, foram convidados: o Padre Paulo de Matos, o educador e historiador Reinaldo Córdova, o advogado José Miranda e a Psicóloga Maria Isabel. No salão paroquial e com quase todas as cadeiras ocupadas, as atividades do dia foram iniciadas e a ordem dos temas foi escolhida por sorteio.

A primeira questão sorteada e discutida foi sobre a educação dos filhos, onde cada um dos participantes elencou pontos específicos relacionados a afetividade praticada de forma excessiva e suas conseqüências. Também deixaram o alerta de que as crianças de hoje estão cada vez mais envolvidas no consumismo, oferecido de forma exagerada pela sociedade e que os pais não podem ser escravos das vontades dos filhos, devem amar com limites, dialogar, educar, respeitar, apoiar e dizer não quando necessário.

Logo após, o tema mais polêmico da noite o homossexualismo foi sorteado e os convidados falaram um pouco sobre o assunto que tem sido muito discutido pela imprensa e sociedade. Explicaram que a falta de zelo pela família em manter a figura do pai e da mãe presentes na criação de seus filhos tem tido uma grande responsabilidade nesse cenário. O Dr. Miranda argumentou que os meios de comunicação querem impor que “o legal hoje é ser gay” e o Padre Paulo esclareceu que homossexualidade não se trata de uma doença e sim de um comportamento que pode ser modificado quando existe vontade própria da pessoa, mas que os pais não devem obrigar o filho a fazê-lo, tudo deve ser feito na liberdade, pois nada obrigado gera bons resultados.

Como o tempo estava avançado devido à grande interatividade dos profissionais o moderador precisou definir que os outros dois temas fossem abordados em uma explanação rápida por parte de cada participante, O educador Reinaldo fez um apanhado histórico da família, apontando que com o passar dos tempos não foi o mundo que mudou e sim as pessoas, que a modernidade muitas vezes tem trazido para dentro dos lares traições, namoros que escravizam o corpo, alienações, separação e medo de ter filhos. Dr. Maria Izabel terminou dizendo que a demanda em seu consultório nos últimos anos tem aumentado de maneira considerável, e que é muito mais barato conversar, corrigir, educar e dar carinho aos filhos do que depois ter de gastar com consultas, frisou que a pessoa humana gira em torno do amor e que é preciso dar e recebê-lo.

No intervalo de cada tema abriu-se para perguntas do público, que foram respondidas prontamente, no final os convidados receberam troféus como forma de agradecimento pela presença e o Padre marcos encerrou com a benção final.




ENTREVISTA:



José Marcone e Joana estão casados há 29 anos e dizem que para se manter um casamento de tanto tempo, amando uma única pessoa, é preciso ter respeito em relação às diferenças de cada um. O casal possui dois filhos e argumentam que os pais devem ser o espelho da família e que a educação deve está baseada em muita paciência. Eles acreditam que a igreja ajuda as famílias a lidar com um mundo de hoje, que um ótimo exemplo disso são eventos como a Semana da Vida . Quando questionados sobre o que levam do evento, ambos responderam que foi um grande aprendizado sobre a família.

Mensagem do casal para os pais que acessam o blog:

“Dêem mais atenção aos filhos e os amem com o amor fraterno.”


Assita o vídeo exibido no terceiro dia da semana da vida:




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Foto da Pastoral da Família















Essa é parte da equipe responsável pela 2º Semana da Vida da Paróquia Imaculada Conceição

2º Dia - Dra. Marli Virginia "Interrupção da Vida"




A palestra foi um sucesso, despertando grande interesse no público presente.

Dando prosseguimento ao ciclo de palestras da 2ª Semana da Vida da Paróquia Imaculada Conceição, nossos paroquianos receberam na última terça-feira a visita da Dra. Marli Virginia, médica obstetra e membro da comissão de bioética da Arquidiocese de Brasília sobre planejamento familiar.

Durante a apresentação, Marli Virginia discorreu sobre o que segundo ela são aspectos que contribuíram para o conceito de “desenvolvimento humano” da atualidade. De acordo com a doutora (que fez uma abordagem histórica muito interessante), até o século XVIII, a história natural foi dominada pela crença, mas com o advento de alguns pensadores foi sendo modificada paulatinamente dentro da sociedade chegando aos conceitos de civilização que temos nos dias atuais. A análise feita por Marli passeou por Thomas Malthus (1766-1834), Karl Marx (1818-1883), Sigmund Freud (1856-1939), Friedrich Nietzsche (1844-1900), entre outros.

No bloco final de sua exposição à doutora argumentou que as idéias “plantadas” por esses pensadores contribuíram para a criação da camisinha, pílulas anticoncepcionais, DIU, entre outros métodos que não são a favor da vida. No encerramento insistiu para que os católicos conheçam as encíclicas da Igreja Católica citando o exemplo da Evangelium vitae que defende a grandeza e o valor precioso da vida humana.
A palestra foi encerrada com perguntas do público e posteriormente com a benção do Padre Marcos.

Curiosidade: “Ao encerrar o Sínodo da Europa, em 1991, o papa João Paulo II pediu que, em todos os países do mundo, a Igreja promovesse a celebração de um Dia ou de uma Semana da Vida, todos os anos. Na sua encíclica "Evangelho da Vida", de 1995, o Santo Padre renovou este pedido (cf. n. 85).
Na origem desta insistência de João Paulo II está essencialmente a constatação de que, na sociedade atual caminhamos para uma cultura que desvaloriza a vida. “Desde a facilidade com que se defendem e se promovem o aborto e a eutanásia até a destruição do nosso planeta.” Fonte: www.paroquias .org


Ao final foram entregues brindes para dois sortudos que estavam sentados no público e encontraram embaixo de suas cadeiras os nomes de santo Ambrósio e Santo Agostinho.




Veja o vídeo exibido neste dia:








2º Dia - Missa das Crianças, Testemunho "A importância de Receber a fé" e Entrevista com casal Lindomar e Jozenilde








A liturgia da missa do segundo dia da 2º Semana da Vida foi conduzida por crianças de várias idades, e tivemos o testemunho de uma jovem chamada Inês de 13 anos, filha do casal Francisco e Sâmia, que compõe uma família de cinco irmãos, sendo que um já está no céu.


Veja o que ela relatou sobre a importância de receber a fé:


Como me sinto amada por Deus... Pela família que tenho, pelo fato de meus pais terem recebido a palavra de Deus e me educarem na fé da Igreja.


Sei que ainda sou muito jovem, e que minha vida está apenas começando, e que as dificuldades virão, mas sei que me apoiando em Jesus Cristo, Ele me sustentará.


Vejo que muitas das minhas amigas que não recebem em casa a palavra de Deus têm uma vida desequilibrada, com uma briga com o namorado, por exemplo, acham que seu mundo simplesmente acabou. Que suas vidas estão voltadas para as coisas do mundo.


Hoje percebo que esse equilíbrio para enfrentar a vida só esta em Jesus Cristo, que é esse que me ama tanto, por isso é tão importante receber a fé.



ENTREVISTA










Lindomar e Jozenilde moram juntos e tem um filho, os dois acreditam que é muito importante passar a fé aos filhos porque o mundo de hoje ensina muitas coisas erradas, dizem que é preciso preparar melhor os nossos filhos e que é necessário contar com a ajuda da igreja para conseguir fazer isso. Na opinião deles a redução do número de filhos nas famílias de hoje se dá devido à importância que as pessoas tem dado ao trabalho e ao sucesso pessoal. Segundo eles a palestra da Dr. Marly sobre interrupção da vida os ajudou a perceber que não se trata de loucura está aberto à vida, mas sim de confiança em Deus e que apesar do mundo pensar diferente e de reprovar devemos esperar Nele. Ainda nos disseram que o que levam pra casa do segundo dia da semana da vida é a conscientização sobre o uso de anticoncepcionais e a decisão de abandonar o uso dos mesmos.

Segue abaixo uma mensagem que deixaram para as pessoas que acessarem o blog: “O evento está sendo muito bom e maravilhoso, todos deveriam participar e se pudéssemos traríamos toda nossa família para ouvir o que escutamos, vale muito a pena participar.”

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

1º Dia - Vídeo "Odisseia da Vida"


1º Dia - "Surgimento da Vida": Rafel e Marina e Dra. Lenise Garcia

Leito Matrimonial


















Na segunda-feira da Semana da Vida, duas palestras abordaram o tema “Concepção da Vida”. Antes, foi exibido um vídeo que mostrou o valor da família. Depois, o casal Rafael e Mariana contou um pouco do testemunho de vida dos dois. Há 19 anos casados, os dois têm nove filhos. O casal falou sobre o leito matrimonial e a importância do ato conjugal no casamento. “O sacramento se realiza plenamente no momento do ato conjugal”, definiu o casal. Rafael e Marina exemplificaram com situações do dia a dia a importância do ato conjugal. “O quarto do casal deve ser um local exclusivo dos dois, o altar no qual se concretiza o sacramento do matrimônio. É um cômodo que não precisa ser mostrado, por exemplo, às visitas que frequentam a casa”, exemplificou Marina. Os dois também esclareceram que estar aberto à vida não é simplesmente ter filhos. “O ato sexual sem estar aberto à vida é um ato egoísta. Estar aberto à vida é estar aberto à vontade de Deus. Os filhos nascem de diversas formas em nossas vidas. E o mais importante não é só ter filhos, mas educá-los na fé”. Por fim, o casal concluiu deixando uma dica para maridos e esposas. “O homem não deve tratar sua mulher como se ela fosse um saco no qual ele descarrega todas as suas tensões do dia a dia. Nem a mulher deve satisfazer o seu marido vendo no ato uma moeda de troca e logo pensar ‘o que é que eu vou pedir a ele?’. O ato conjugal é simplesmente amor”, finalizou o casal. (Fonte: Amigos da Imaculada - http://amigosdaimaculada.blogspot.com/)






A Dra. Lenise Garcia, professora da Universidade de Brasília e presidente do Movimento Nacional pela Cidadania em Defesa da Vida “Brasil Sem Aborto”, abriu hoje o primeiro dia de palestras da 2ª Semana da Vida da Paróquia Imaculada Conceição, que vai até o próximo domingo (30/10).


A professora centrou sua apresentação no Surgimento da Vida, explicou sobre todas as fases da gestação, reproduziu vídeos e fotos para argumentar sobre o direito a vida que todo ser humano deveria ter,citou documentos, como a encíclica Evangelium Vitae, de João Paulo II, e o Donum Vitae, da Congregação para a Doutrina da Fé, para destacar a importância de se conhecer a doutrina e a visãoda Igreja sobre a reprodução assistida.


Lenise Garcia parabenizou a iniciativa da Paróquia que pelo segundo ano promove a Semana da Vida e afirmou que momentos de reflexão como estes são muito importantes para a formação humana e cristã. “È necessário que se abram mais espaços como esse para que o cristão tenha uma opinião formada e mais concreta de temas do cotidiano”.


A palestra foi encerrada com perguntas do público e posteriormente com a benção do Padre Marcos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

1º Dia - Missa e Testemunho "Deus fez vida em minha Vida"

















A missa do 1º dia da Semana da Vida foi conduzida por mulheres gestantes representando o inicio da vida, tivemos o testemunho do casal “Ana Paula e Rodrigo”, eles relataram a experiência de sua 1º gestação como segue:


Na minha primeira gestação, no sexto mês foiconstatada uma má-formação de esôfago do meu bebê, durante a consulta, a médicamarcou a data para a retirada do feto e nos orientou que seria impossível queele vivesse e ainda colocaria em risco a minha vida.


Isso nos deixou muito abalados, mas estávamosdecididos que não iríamos abortar. Buscamos outros médicos, um deles nosexplicou três possibilidades dessa má-formação, onde a terceira e a maiscomplicada era a que estava o nosso Filho Pedro e que ele teria menos de 10% dechance de sobreviver. Colocamos nas mãos de Deus e tínhamos esperança de quetudo podia dar certo, a gravidez foi até o fim e no dia em que o Pedro nasceupassou por uma cirurgia de quatro horas e uma recuperação de 29 dias de UTI.Hoje nosso filho tem quatro anos e é saudável.


Deus nos permitiu que tudo desse certo e nos mostrou que Ele é o Senhor da vidae não os homens. Neste ano tive um aborto e isso não me deixou revoltada, mascom esperança novamente. Agora estou na quarta gravidez e não nos sentimos nodireito de cortar com a vida já que não somos autores dela. Pra Deus nada éimpossível e nos faz ver que Deus fez vida em nossas vidas.

1º Dia - Entrevista com casal Júlio e Mara

Júlio e Mara, 31 e 26 anos respectivamente, estão casados há dois anos, mas ainda não tem filhos e relatam que só não consideram sua família completa por isso.  Os dois participaram do primeiro dia da Semana da Vida e afirmaram que tem certeza que Deus tem feito “vida em suas vidas”. Os dois dizem que deste primeiro dia levam consigo a consciência que devemos está abertos a vida e que temos de confiar em Deus e nos deixar conduzir por ele.
Vejam a mensagem que eles deixaram para os visitantes do blog:
“Venham e participem, vale a pena e com certeza ainda terá muita coisa boa por ai”

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Palestras de Hoje (24/05/2011)

20h30 - Palestra sobre o Leito Matrimonial "Rafael e Marina"
Casados, participantes do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

21h00 - Palestra sobre a Concepção da Vida "Dra. Lenise Garcia"
Graduada em Farmácia e Bioquímica na Universidade de São Paulo, Mestre em Bioquímica pela mesma Universidade e Doutora em Microbiologia pela Escola Paulista de Medicina (atual UNIFESP). Professora do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) desde 1985. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e da Licenciatura em Biologia a distância da UnB. Atua também em Educação Ambiental, Bioética, formação de professores.
Participou de duas audiências públicas do Supremo Tribunal Federal, sobre a Lei de Biossegurança (células-tronco embrionárias) e sobre o aborto de fetos anencéfalos. Participou também de diversas audiências públicas na Câmara dos Deputados, sobre aborto, direitos do nascituro e ortotanásia e de seminário na Câmara dos Deputados sobre aborto do anencéfalo.
Atualmente é Presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto. Membro das Comissões de Bioética da Arquidiocese de Brasília e da CNBB.

Video, Abertura Oficial da Semana da Vida



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Saiba um pouco mais sobre a Semana da Vida

A Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo é nossa missão reafirmar sua importância inestimável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores

Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito a vida e a preservação da dignidade humana.

Com o tema “Ciclo da vida, dom de Deus”, a paróquia Imaculada Conceição realiza, entre os dias 24 e 30 de outubro, a Semana Nacional da Vida, cujo objetivo é celebrar a vida da pessoa humana, desde seu nascimento até a morte natural.

Instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2005, a Semana é coordenada pela Comissão Episcopal para a Vida e Família e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

A Semana é também fruto da Declaração sobre Exigências Éticas em Defesa da Vida, que nasceu durante a 43ª Assembleia Geral dos Bispos e conclama toda a Igreja a refletir, em profundidade, através de celebrações, cursos, encontros e seminários sobre temas de bioética e a se manifestar, sem que necessário, sobre o valor da vida em todas as suas dimensões.

De acordo com as Comissões, o objetivo do evento é criar um espaço para anunciar, debater e esclarecer as pessoas sobre a grandeza e o valor da vida.

Durante os sete dias, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em favor da vida. Como sugestões para discutir a temática desse ano, bem como vivenciá-la com os fiéis, estão: fazer orações habituais em cada comunidade cristã, em grupos e em família; instituir na comunidade um dia por mês para celebrar o Dia de Oração pela Vida; promover encontros de casais, pais e filhos, namorados e noivos; visitar asilos, orfanatos e maternidades, entre outros.

Vida não nascida

Madre Teresa de Calcutá fala sobre o Aborto                                                                                
Discurso proferido no dia 3 de fevereiro de 1994.

(…) “Eu sinto que o grande destruidor da paz hoje é o aborto, porque é uma guerra contra a criança, uma matança direta de crianças inocentes, assassinadas pela própria mãe”.

E se nós aceitamos que uma mãe pode matar até mesmo seu próprio filho, como é que nós podemos dizer às outras pessoas para não se matarem? Como é que nós persuadimos uma mulher a não fazer o aborto? Como sempre, nós devemos persuadi-la com amor e nós devemos nos lembrar de que amor significa estar disposto a doar-se até que machuque. Jesus deu Sua vida por amor a nós. Assim, a mãe que pensa em abortar, deve ser ajudada a amar, ou seja, a doar-se até que machuque seus planos, ou seu tempo livre, para respeitar a vida de seu filho. O pai desta criança, quem quer que ele seja, deve também doar-se até que machuque.
Através do aborto, a mãe não aprende a amar, mas mata seu próprio filho para resolver seus problemas.
E, através do aborto, diz-se ao pai que ele não tem que ter nenhuma responsabilidade pela criança que ele trouxe ao mundo. Este pai provavelmente vai colocar outras mulheres na mesma situação. Logo, o aborto apenas traz mais aborto.
Qualquer país que aceite o aborto não está ensinando o seu povo a amar, mas a usar de qualquer violência para conseguir o que se quer. É por isso que o maior destruidor do amor e da paz é o aborto.

fonte: http://www.defesadavidalondrina.org.br

Programação-2014

ANO JUBILEU

(19/10/2014) - Domingo

15h as 17h-Diversas atividades para as crianças

19h - Missa de abertura da Semana da vida e Show de talentos com barraquinhas

1° Dia (20/10/2014) Segunda-feira

Cultura de morte

2º Dia (21/10/2014) Terça-feira

Política Cristã (Voto Cristão, Estado Laico e Laicismo)

3° Dia (22/10/2014) Quarta-feira

Um olhar pela tela (Curta metragem comentado)

4° Dia (23/10/2014) Quinta-feira

Leis para vida ou para a morte (Lei da palmada, aborto, drogas etc)

5° Dia (24/10/2014) Sexta-feira

Neste dia não teremos programação

6° Dia (25/10/2014) Sábado

Missa de encerramento com testemunho e Louvor. Após barraquinhas e Concerto para a vida.

De segunda a quinta-feira teremos missa com testemunho às 19h30, logo após inciaremos a programação citada a cima.