segunda-feira, 21 de outubro de 2013

AGRADECIMENTOS

Agradecemos especialmente a Deus, que deu a pessoas tão pequenas a possibilidade de realizar um feito tão grande como a quarta edição da Semana da Vida;

A São Pedro que ouviu nossas preces e não permitiu dias de chuva durante essa Semana;

A todos Santos e Santas que de alguma forma intercederam nas diversas áreas desse evento;

Aos Padres Odair, Kléber e Cássio por toda confiança, apoio e dedicação;

As empresas Champion e Visão da Construção pelo apoio financeiro;

Aos deputados Agaciel Maia e Chicão que colaboraram com parte da estrutura externa utilizada durante o evento;

Ao Bispo auxiliar de Brasília, Dom Valdir Mamede e ao Reitor do Seminário Redemptoris Mater, Juan José Armendariz, por tão solidariamente se disporem a celebrar a abertura e o fechamento do evento, trazendo com eles palavras de salvação;

A Elba Ramalho, Padre Pedro e Maria José do Pró-vida do Rio de Janeiro, que foram muito atenciosos e trouxeram à nossa comunidade testemunhos valiosos;

Ao casal Elizabete Arcolino e Carlos César que compartilharam conosco que Deus é capaz de operar grandes milagres.

Ao Padre Eduardo Peters, Dr. Marcio Rojas e ao Dr. Antônio Garcia, os palestrantes que se disponibilizaram gratuitamente e compartilharam o seu rico conhecimento e experiência conosco.

Aos músicos que se apresentaram na sexta-feira, no concerto Música pela vida

As pessoas que colocaram suas vidas nos testemunhos das missas durante essa semana;

A todas as pastorais que estiveram presentes ajudando a fazer da Semana da Vida um evento organizado e produtivo;

A todos os funcionários da paróquia que nos auxiliaram realizando muito mais que suas funções;

A todos que adquiriram as camisetas, sacolas e o kits da Semana da Vida com o intuito de ajudar na execução do evento; 

A todas as pessoas que divulgaram e participaram da Semana da Vida; 

Por fim, o nosso muito obrigado a você leitor que nos prestigiou com suas visitas, esperamos ter oferecido um conteúdo compatível com a riqueza do evento.


Obrigado!


Fiquem com Deus e até o ano que vem...

Pastoral familiar
Paróquia Imaculada Conceição de Taguatinga




AGRADECIMENTO PELA SEMANA DA VIDA 2013.

Bom dia a todos!

Graças a Deus chegamos ao fim de mais uma Semana da vida, com tudo dando certo. Acabei de chegar do aeroporto onde deixei a Bete e o Kaká, que nos deram o seu testemunho de vida e fé, onde ficaram muito agradecidos por tudo o que aconteceu. Deus abençoe aos dois e a todos os outros participantes da semana da vida, palestrantes, paroquianos e todos os outros que nos ajudaram. Que santa Gianna e a Imaculada Conceição nos acompanhem com sua intercessão, para alcançarmos uma vida de santidade, levando a verdade e o amor de Deus a todos!


Muito obrigado!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!

Diácono Valney
Pastoral Familiar paróquia Imaculada Conceição
Taguatinga-DF

8º DIA - COMEMORAÇÃO DIA DAS CRIANÇAS E MISSA DE ENCERRAMENTO

Mas uma vez o dia das crianças foi comemorado durante toda tarde com muita alegria, brincadeiras e muita comida gostosa. As crianças demonstraram muito bem porque são a imagem do melhor da vida e a peça teatral O Rei Leão deixou esse dia ainda mais divertido.

De noite uma linda missa foi celebrada pelo reitor do seminário Redemptoris Mater, Padre Juan José Armendáriz, que nos disse "invejoso" ao vê uma mulher grávida, porque somente a elas foi confiado o dom de Deus de gestar vidas, que a mulher não pode se envergonhar de ter muitos filhos e que as famílias devem se abrir ao chamado de Deus sem medo. Segue trecho da homilia:


“Relíquias de João Paulo II. Oh senhor vem ao meu socorro! Muito feliz por estar nessa Paróquia, nessa Semana da Vida que já passaram pessoas importantes: bispos, cantores famosos e eu estou aqui agora para encerrar. Nós estamos em luta à favor da Vida. Assim como o povo de Israel quando Moisés estendia os braços para o povo passar, Cristo é o nosso Moisés que ergue os braços para nós. Ele leva uma tatuagem nas mãos que é o teu nome, que levanta as mãos para defender a pobre viúva do evangelho. Na época de Cristo ficar viúva era ficar desamparada. Essa viúva represente a VIDA. O Juiz iníquo não respeitava nada, assim como hoje os políticos que não defendem a vida, e sim o aborto, casamento homo afetivos e tantas outras coisas. O seio da mulher é a fabrica da vida, o Demônio é nossa adversário que é o autor da morte. Esposa, virgem e mãe, a Virgem Maria é a única que é virgem e mãe, por isso a mulher é atacada pelo demônio. No Brasil a cada uma hora e meia uma mulher é assassinada pelo seu marido, namorado, amante, e nem conto o número de abortos que é grandíssimo. Hoje não se educa o filho na fé, na segunda leitura se diz que desde á infância se deve ensinar, passar a fé. O demônio ataca a mulher na virgindade, muitas perdem a virgindade com rapazes que as enganam com beijos, assim como Judas. O demônio te ataca na maternidade, se tem um filho, as pessoas já te olham, se tem dois já começam a falar , se tem três então... O mundo hoje não entende a maternidade. Quem defende a viúva? Quem defende a maternidade? Será  que quando o filho do homem vier encontrará fé? Acredito que sim. A coisa mais bonita é que a mulher tem a capacidade de colaborar com Deus na criação. A mulher possui a fábrica da vida. Uma vida dentro da vida. Jovens tens que preservar a castidade, não se enganem, não sejam ingênuos. Cristo te ama e morreu por ti para que tenha vida, e vida em abundância. Quem come deste pão e bebe deste vinho permanece em mim, e eu nele. O amor de Cristo assim como a Igreja é a imagem do Matrimônio, da Santíssima Trindade, o amor entre o pai e mãe se dá nos filhos. A semana da vida termina, mas a vida continua, que possamos levar o que aprendemos para por em prática. Defendendo a vida sempre.”

Ao final as grávidas presentes receberam a tradicional benção da Semana da Vida e o bebê Arthur teve a honra de ser apresentado a comunidade em uma data tão especial.



7º DIA - LOUVOR PELA VIDA E TESTEMUNHO CARLOS CÉSAR

DEUS FALA CONOSCO ATRAVÉS DA NOSSA CONSCIÊNCIA (Cacá)

Na noite de sábado tivemos o nosso tradicional louvor pela vida, mais uma vez embalados pela banda do casal Cleudivan e Renata, cantando e orando tivemos a oportunidade de pedir uns pelos outros, agradecer e rezar pelas vidas do mundo inteiro.

Após o louvor iniciamos as vésperas e ouvimos o testemunho do Carlos César (Kaká), esposo da Elizabete, que esteve presente no testemunho da  noite de louvor da Semana da Vida do ano passado.

Ele começou dizendo que Deus fala conosco através de nossa consciência, falou que aos quatro anos perdeu sua mãe e que aos oito perdeu o pai, disse que se revoltou no dia do velório ao ouvir uma pessoa dizer que são os filhos que pagam pela morte dos pais. Aos quatorze anos estava viciado em maconha, porque com ela, mesmo que ilusoriamente, conseguia esquecer dos problemas e viver uma vida mais prazerosa, aos dezesseis começou a usar cocaína e os vinte e um  já havia perdido todo escrúpulo por conta da droga e estava roubando, matando e traficando. Ele relatou que por diversas vezes dividiu seringas com colegas que injetavam enormes doses direto nas veias e que só conseguiu perceber que estava chegando ao limite quando foi preso. Na prisão teve uma conversa seria com Deus, se peguntando quem ele era antes e depois das drogas, foi ai que se lembrou de que aquela pessoa  não era ele, que o demônio já havia lhe enganado por tempo demais e que precisava mudar. Ao sair da prisão ele começou a frequentar as missas e ficou maravilhado com a celebração da eucaristia, pois conseguiu perceber que mesmo ele tão cheio de defeitos poderia se fazer um com Cristo e procurou uma das senhoras daquela paróquia e pediu que ela lhe ensinasse a rezar e decidiu fazer a primeira comunhão. Depois disso conheceu a Elisabete, namoraram, noivaram e ela também foi o ajudando a mudar de direção e tudo em sua vida começou a prosperar. Depois de um tempo casaram e tiveram três filhos. Tudo estava tranquilo. Um dia quando foi realizar uma bateria de exames de rotina descobriu que era soro positivo, a princípio pensou em se desesperar e se culpou por durante tanto tempo ter se enganado com o vício, ter dividido seringas com colegas que morreram de AIDS, não ter se preocupado em fazer um exame antes e que poderia ter transmitido  a doença para a mulher e para os filhos, mas logo voltou a si e começou a rezar. Sempre em oração os exames dos filhos e da esposa deram negativos e depois de refazer os seus exames por quatro vezes, todos constando HIV positivo, realizou mais um exame que deu negativo, para certificar que não foi erro de laboratório repetiu o exame e constatou que realmente estava curado. Por fim, disse que diante de um quadro de quatro exames positivos para AIDS  e depois dois negativos só poderia agradecer e dizer que tal feito só poderia ser para honra e glória do Senhor.

Depois de tantos milagres o casal disse que não podia esperar mais surpresas da parte de Deus, mas que a graça do Senhor é muito grande e como já sabemos, através do testemunho da Elizabete no ano passado, Deus agiu novamente, através da intercessão de santa Gianna Bereta Molla, após uma gestação complicada do quarto filho do casal nasceu Gianna Maria, trazendo com ela o milagre que faltava para a santificação da patrona da família.

Após o testemunho, o casal foi presenteado com o troféu da Semana da Vida e os presentes veneraram as relíquias de Santa Gianna.

sábado, 19 de outubro de 2013

LOUVOR PELA VIDA E TESTEMUNHO DO CASAL QUE RECEBEU UM DOS MILAGRES DE SANTA GIANNA

Fonte: Canção Nova
Hoje a noite teremos o tradicional louvor da Semana da Vida, vésperas e a participação do casal que recebeu um dos milagres de Santa Gianna Bereta Molla: Cacá e Elizabete Arcolino, ele irá nos contar como saiu do meio das drogas e dos vícios do mundo . Não percam!!!

6º DIA - CONCERTO DE MÚSICAS PELA VIDA

Na apresentação de música pela vida desse ano curtimos as lindas vozes e violão de Rafael, Esther Agnes e Wesley Costa, acompanhados pelo som de vários instrumentos que abrilhantaram as canções, tocados por Wanderley Oliveira, Inês Lanna, João Pedro, Flavio Quinto, Humberto e Júnior. Podemos curtir dentre vários sucessos de MPB músicas do grupo Kid Abelha, Legião Urbana e Marisa Monte.












6º DIA - MISSA COM TESTEMUNHO


 A sexta missa celebrada durante a Semana da Vida desse ano foi presidida pelo Padre Kléber, que nos contou um pouco da história de vida de São Lucas Evangelista, padroeiro dos médicos, era um homem muito inteligente, tinha o dom da escrita, que ao receber a palavra de Deus não guardou para si, anunciava as pessoas para que elas também chegassem a Cristo. O Padre nos convidou a rezar pelos médicos, para que possam defender a vida e não o próprio interesse, e a pedir também pelos profissionais de saúde que passaram na semana da vida se doando com suas palestras e testemunhos.

                                     
Para o testemunho da noite o casal convidado foi Gilberto e Célia, que estão casados há 23 anos e tem três filhos.

Gilberto nos disse que veio de uma família humilde e mesmo depois da morte de seus pais ele e os irmãos continuaram unidos, conheceu a Célia em um chá de panela e após algum tempo foram morar juntos, após dois anos de convivência  tiveram a primeira filha e mesmo sem casar na igreja conseguiram batizá-la. Após algum tempo , em um parto cesariano, tiveram o segundo filho, mas dessa vez o pároco pediu que eles se casassem para depois celebrar o batizado da criança e assim eles fizeram. Quando o terceiro filho chegou através de outra cesariana os médicos fizeram a laqueadura das trompas alegando que era pela saúde da Célia, como não tinham conhecimentos da palavra de Deus eles aceitaram a decisão medica. Ele disse que eles moraram tanto tempo juntos sem receber o sacramento do matrimonio porque tinha muito medo, pois as experiências que eles viam dos irmãos eram de  casamentos muito problemáticos, mas que Deus era muito proveniente para com eles e que a vida de casal era maravilhosa, onde as vezes ocorriam desentendimentos, mas que se amavam e se perdoavam e a maior graça que podiam receber era vê os filhos engajados na igreja, cada um se dedicando em seus trabalhos e atividades.

Ao final da missa o padre presenteou o casal com uma lembrancinha oferecida pela pastoral da liturgia pela participação na Semana da Vida.


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CONCERTO - MÚSICA PELA VIDA

Hoje a programação da semana da vida é para os amantes de uma boa música, venha festejar a vida, não deixe de prestigiar!!!!

CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR



5º DIA - GENÉTICA HUMANA








                                                   


“SE UMA CÉLULA É HUMANA, ELA É SIMPLESMENTE HUMANA, E ISSO É ÓBVIO” (Dr. Márcio)

 

“A CIÊNCIA MOSTRA QUE A VIDA SE DÁ A PARTIR DO MOMENTO DA FECUNDAÇÃO, NÃO A IGREJA. E POR ISSO, INSISTIMOS NISSO, A IGREJA NÃO VAI CONTRA A CIÊNCIA. ALIÁS, ELAS CAMINHAM JUNTAS” (Padre Eduardo)

 
No quinto dia da Semana da Vida, o tema escolhido foi Genética Humana. Iniciamos com a apresentação do vídeo De que lado você está e, logo após, convidamos ao palco o Padre Eduardo Peters, o biólogo Marcio Rojas e a jornalista Simone Sabino, que mediou uma entrevista com os participantes.

 

O primeiro tema abordado foi bioética. Durante todo tempo, tanto o padre quanto o biólogo mostraram que concordavam com as opiniões emitidas. Ficou bem esclarecido que a ciência e a igreja não caminham em sentidos diferentes, e que ambas trabalham para o bem da humanidade. Eles esclareceram que é um equívoco pensar que a igreja e a ciência brigam, mas que ainda existem algumas pessoas, na comunidade cientifica, que desconsideram a fé, esquecendo que um dos dons do Espírito Santo é a ciência, e que a fé busca sua compreensão.

 

Para falar sobre fecundação e aborto, foi apresentado um vídeo do Dr. Drauzio Varella sobre o tema. Ao término, tanto o padre quanto o biólogo se mostram totalmente contra a opinião de que, em doze semanas de gestação, não está estabelecido um ser humano e que, por isso, um aborto é licito. Para eles, a vida humana se dá no momento da fecundação, simplesmente pelo fato de que uma célula humana já é humana, metade da informação cromossômica vem do pai e a outra da mãe. Naquele primeiro momento, aquela célula representa um indivíduo em seu primeiro estágio de formação, do momento da concepção até o final, se não houver intervenção, aquele indivíduo vai se desenvolver, crescer e morrer. É o processo natural da vida.

 

No terceiro tema abordado, Dr Márcio explicou, basicamente, o conceito de engenharia genética, como o melhoramento de características de um individuo utilizando de genes de um outro, que possua a característica desejada, dando como exemplo prático um pé de tomate que dá bons frutos, mas não é resistente a um fungo específico, e um outro tomateiro que é resistente a esse fungo mas dá frutos ruins. Pega-se, então, o gene desse segundo, resistente ao fungo, e utiliza no primeiro, criando uma geração de espécie que dá bons frutos e é resistente ao fungo. Segundo ele, o mesmo princípio pode ser usado em seres vivos. Para a igreja, no entanto, melhoramento genético em humanos é caminhar para um futuro incerto, pois estaríamos deixando de acreditar em Deus para nos tornamos deuses. A igreja só interfere nas questões de clonagem e engenharia humana em geral, porque enxerga um verdadeiro risco moral, no qual o homem poderia se auto destruir.

Tivemos também a oportunidade de ouvir o testemunho do casal Rogério e Elisângela, que nos contaram que estão casados há 10 anos e, somente agora, conseguiram conquistar o sonho de gerar um filho. Nitidamente emocionado, Rogério contou sua história:

 

Casamos em 2002 e nunca conseguimos engravidar. A Elisângela tem alguns problemas de saúde e achamos que ela é que não poderia ter filhos. E o tempo foi passando sem que eles viessem. Mas nunca perdemos a esperança. Ano passado, mais ou menos em julho, recebi um diagnóstico de Linfoma de Hodkin, um tipo de câncer. Pensei comigo Agora acabou! Filhos nunca mais!’. Porque, a quimioterapia esteriliza. Os médicos indicaram congelarmos os espermas, mas sabíamos que não era essa a vontade de Deus. Em agosto, começou a quimio e, em outubro, aconteceu a vinda da Bete e Gianna Maria, com a Relíquias da Santa, para a Semana da Vida 2012. Tinha passado pelaquimioterapia, naquela semana, e não podia participar, porque quem toma quimioterapia fica com a imunidade baixa e tem que ficar isolado, o máximo possível. Então, a Rosa, que é nossa amiga e membro da pastoral familiar, levou a Relíquia para casa da minha mãe, para eu poder venerar; para pedirmos a Deus a minha cura, se fosse a Sua vontade; e eu especificamente pedir para receber a graça de ser pai, sem prejudicar a saúde da minha esposa.  

A quimioterapia durou de agosto a fevereiro, sendo que, em novembro, tinha programada uma tomografia para ver a evolução do tratamento e da doença. Nessa tomografia, já não encontraram mais nada, mas o tratamento continuou por ordem médica, terminando apenas em fevereiro deste ano. Em maio, acabava minha licença. Estava muito cansado, de todo tratamento, e resolvemos viajar para Paraíba, antes de retornar ao trabalho. Quando voltamos, minha esposa começou sentir dores na pelve. Achamos que era infecção urinaria e fomos ao médico, que solicitou um exame de gravidez. Quando recebemos o resultado positivo, não conseguimos nem acreditar, mas foi um milagre concedido por Deus, com a intercessão de Santa Giana. Hoje, ela está com cinco meses de gestação, aguardando a chegada do nosso tão sonhado filho, e superbem de saúde”.

 

Após o testemunho, a jornalista questionou dos participantes quais eram as alternativas científicas apontadas para casais que não podem ter filhos, e qual a indicação que a igreja dá aos fiéis que passam por esse tipo de situação. Prontamente, Dr. Márcio disse que são oferecidas as clinicas de fertilização artificial, que cobram em média R$ 15 mil para realizar o procedimento, que pode ser realizado de maneira homóloga, quando as células reprodutivas vem diretamente dos pais, ou heteróloga, quando são necessários os doadores de esperma e/ou óvulos, além das famosas barrigas de aluguel. Em cada tentativa, são coletadas algumas células reprodutivas, que são fecundadas em laboratório (in vitro), sendo que apenas alguns dos embriões são efetivamente implantados no útero materno, e os outros são congelados. Sobre o assunto, o padre Eduardo afirmou que os pais não podem ser substituídos no processo de gestação de um filho, pois isso fere a lei da vida. É deixar de acreditar na graça de Deus, entendendo que os filhos são um direito. Os casais que têm dificuldades de reprodução são convidados a procurar,  primeiramente, um padre para se orientar e, logo depois, um profissional de saúde católico, que estará apto a orientar quais alternativas podem ser tomadas e, no caso de constatada a esterilidade, eles podem optar por adotar filhos.




Devido ao avanço do horário, abriu-se um espaço para perguntas do público, o Dr. Marcio e o Padre Eduardo foram questionados em relação ao uso de células-trocos para fins terapêuticos. O biólogo explicou, de maneira prática, que células-tronco são células capazes de se desenvolver em qualquer órgão ou tecido do corpo; que são encontradas em embriões, na placenta, no cordão umbilical e, em adultos, na medula óssea. E que podem ser utilizadas para tratamento de doenças. O padre salientou que a igreja não é contra o uso de células-tronco para fins de tratamento de doenças, até porque  é a favor da vida. O que não se pode fazer é matar um individuo no intuito de tratar outro, ou seja, o tratamento é autorizado pela igreja, desde que utilizando células do cordão umbilical ou da placenta, nunca admitindo o uso de embriões.


Uma outra pergunta foi sobre a opinião da ciência em relação aos milagres reconhecidos pela igreja. Sobre isso, foi explicado que um milagre só é aceito como real quando a ciência, depois de esgotadas todas as alternativas, não consegue encontrar uma resposta para a questão. Sendo assim, não há como questionar.




Ao fim das perguntas Padre Cléber explicou brevemente o sentido das miniaturas de bebês de 12 semanas que foram distribuídas aos jovens durante a Jornada Mundial da Juventude desse ano e distribuiu ao público presente exemplares das mesmas.
Os participantes foram presenteados com troféus e o padre encerrou com a bênção. 








5º DIA - MISSA COM TESTEMUNHO



A missa do quinto dia da Semana da Vida foi presidida pelo Padre Kléber, que em sua homilia nos falou um pouco da coragem de Santo Inácio de Antioquia, bispo dessa cidade, que por professar a sua fé em Jesus Cristo foi perseguido, martirizado por leões e condenado a morte, nos deixando como exemplo a imagem de que precisamos ter coragem para anunciar o nome de Cristo, que as perseguições em torno da cultura de morte que o mundo tem estabelecido são muito fortes e nos convidou a sermos como esse Santo, fortes na fé e à lutar pela vida.





Tivemos na missa um testemunho do Casal Maurício e Luciana que estão casados há quase sete anos.

Maurício iniciou:


"Estamos abertos a vida como os outros casais que passaram aqui dando testemunho durante essa semana nas missas para vocês, com uma pequena diferença, nós não temos filhos. Desde que nos casamos não usamos nenhum tipo de contraceptivo e como qualquer casal que não obtêm sucesso após algum tempo tentando engravidar, procuramos um médico para tentar entender o que estava acontecendo, a primeira coisa que ele nos falou foi que tinha um probleminha com a gente e que precisaríamos fazer uma inseminação artificial, porém, sabíamos que essa não era a vontade de Deus. O demônio trabalhou muito nas nossas cabeças dizendo que nunca teríamos filhos e muitas outras coisas,  mas após uma conversa com os padres eles nos indicaram um médico católico e quando o procuramos ouvimos uma história bem diferente, ele nos disse que não tínhamos absolutamente nada, que não tínhamos filhos ainda pela vontade de Deus, que minhas esposa podia engravidar tanto no próximo ciclo ou depois de muitos anos, mas que isso não tinha nenhuma relação a saúde física."

Luciana concluiu:

" A igreja nos ajuda muito, já sofri muito pelas cobranças das pessoas de fora, que não sabem o que temos passado e ficam nos questionando, em uma confissão o padre me ajudou quando me perguntou se  eu realmente achava que era aberta a vida, após responder a ele que sim, ele me disse que não era o que parecia, porque ser aberta a vida não significava ter apenas filhos , mas sim está aberta a vontade de Deus e falou também que para Deus nós já eramos pais, a partir do momento que nos disponibilizamos a  gestar filhos nas fé."


Ao final da missa o casal foi presenteado com uma pequena lembrança da Semana da Vida pelo Padre Cléber.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

LIVROS, FILMES E SITES INDICADOS PELOS PALALESTRANTES

Padre Eduardo Peters

Elba Ramalho e Pe. Pedro Stepien
Dr. Antônio Garcia 

Genética Humana

O tempo todo ouvimos falar em clones, células tronco, inseminação artificial, doação de óvulos e espermas, barriga de aluguel, trasplante de órgãos, mas você sabe o que realmente significa cada uma dessas coisas e como elas realmente funcionam? Sabe o que a igreja tem a dizer sobre o assunto?




Para responder a essas e a outras perguntas receberemos hoje o Dr. Márcio Rojas, que é bacharel em Ciências Biológicas, mestre em Biologia Molecular, especialista  e doutor em Bioética e ao seu lado o Padre Eduardo Vinicius de Lima Peters, membro da comissão de bioética e defesa da vida, vigário episcopal do vicariato centro e padre do Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima.

Esse será um ótimo momento para receber uma formação sobre assuntos tão polêmicos de forma cristã e responsável.

Aguardamos a presença de todos...

4º Dia - Santa Missa e Testemunho da Elba Ramalho


"SOU ESSE TIPO DE GENTE. VIM DO SERTÃO, ONDE TUDO É MUITO DIFÍCIL, PASSEI POR MUITOS SOFRIMENTOS, MAS SEMPRE TIVE FÉ" (Elba Ramalho)

O quarto dia da Semana da Vida iniciou com os fiéis sentados dentro e fora da igreja. O Padre Odair, na companhia dos concelebrantes Padre Kléber e Padre Pedro Stepien, celebrou uma linda missa, que foi animada pelas músicas da Banda Maranatha. Elba Ramalho participou de toda missa ao lado dos coordenadores da pastoral familiar – o casal Francisco e Roselene. Esteve presente também o Deputado Distrital Agaciel Maia, com sua esposa e o nosso amigo e paroquiano Chicão.

  



A homilia do Pároco teve como pano de fundo a história de Santa Edwiges – uma menina que, aos 12 anos, se casou com um duque, ficou rica e  passou a usar seu dinheiro para ajudar aos pobres. Padre Odair convidou a todos a tomá-la como exemplo e a pedir sua intercessão, não para quitar dívidas, mas para conquistar a humildade no coração.

Ao final da missa, foram iniciados os trabalhos da Semana da Vida. Recebemos, no palco, Elba Ramalho, Maria José e Padre Pedro. Em seguida, foi apresentado o vídeo “ O Mundo da Voltas”, que mostrava a importância de se fazer o bem.






Elba Ramalho começou seu testemunho explicando que, desde sua infância, teve muita devoção por Nossa Senhora da Conceição e que, coincidentemente, era esse também o nome da sua cidade natal, mas que tudo mudou depois que ela foi morar na cidade do Rio de Janeiro, aos 21 anos. Ao chegar à cidade carioca, Elba disse ter cometido três grandes erros: o primeiro foi perder a virgindade, o segundo se envolver com drogas e o terceiro, o pior deles, cometer um aborto. Segundo ela, na época, não tinha consciência do que estava fazendo, não tinha ninguém para aconselhar e pensava estar apenas arrumando uma forma de fazer com que sua menstruação atrasada descesse. Mas foi depois de consumar o aborto que percebeu ter matado o seu próprio filho, e que carregou essa culpa por muito tempo.

Apesar de, nessa época, já ter conquistado a sua independência financeira, amigos e sucesso, a cantora disse que sentia um vazio enorme e que, um certo dia, no carro com seu motorista, olhou para o céu e viu uma nuvem tomar a forma de Nossa Senhora. Ela não acreditou no que estava vendo e perguntou ao homem se ele também via o mesmo. E ele, mesmo sendo protestante, confirmou. Depois deste dia, ela ficou inquieta e começou a fazer pesquisas sobre a Virgem Santíssima. E nos contou vários milagres concedidos a ela por Nossa Senhora, e que duas imagens, que ficavam na sua casa, choraram lagrimas e mel.

A cantora afirmou que todos esses milagres eram para sua conversão. E explicou também que, nessa época, vivia um casamento muito complicado, suportando várias traições pela fé. Mas que, um dia, ela cedeu ao pecado da carne e traiu seu esposo, e essa queda lhe custou muito caro. Contou que esse envolvimento durou três anos de muitos sofrimentos, pois era um relacionamento doentio, que era realmente coisa do demônio, e que por mais que ela rezasse com suas forças para se libertar, não conseguia. Foi preciso ficar horas a fio aos pés do santíssimo, para alcançar a graça de se desprender e colocar um ponto final naquela paixão.

E foi por meio do pedido de intercessão a Nossa Senhora, que ela conseguiu a vitória de entrar na castidade e conhecer o movimento Pró-vida, no qual hoje ela se dispõe a fazer um trabalho voluntário, ajudando mulheres a desistir de praticar o aborto tirando a vida de inocentes.





Logo após, ouvimos o testemunho de Zezé, coordenadora do Pró-vida do Rio de Janeiro, e do Padre Pedro, da paróquia Perpétuo Socorro em Lago Azul, diocese de Luziânia (GO), que falaram do mercado existente por trás da venda de remédios e da indústria do aborto. Zezé contou um pouco da sua experiência, de realizar um aborto após ter sido estuprada e de como isso afetou o seu psicológico, e convidou as mulheres a ter coragem. Padre Pedro, por sua vez, pediu que não esperemos apenas pela luta da igreja contra o aborto, mas que essa seja uma luta pessoal, na qual cada um ajude, buscando não engolir o aborto como algo normal, e ficar atento pois aos poucos, e sorrateiramente, as práticas abortivas estão sendo legalizadas em nosso país.

Os três fizeram o apelo para participarmos do ato público contra o aborto, que ocorrerá no dia 29 de outubro, na Praça dos Três Poderes, às 10h. E ainda nos indicaram o filme “O grito Silencioso”, e sugeriram que acessássemos o site Brasil sem aborto.

Conforme prometido, Padre Odair pediu à Elba uma palhinha de “Ave Maria” e “Bate Coração”, que foi prontamente atendido pela artista. Logo após, entregou os troféus e alguns presentes aos convidados e encerrou com uma benção.






Programação-2014

ANO JUBILEU

(19/10/2014) - Domingo

15h as 17h-Diversas atividades para as crianças

19h - Missa de abertura da Semana da vida e Show de talentos com barraquinhas

1° Dia (20/10/2014) Segunda-feira

Cultura de morte

2º Dia (21/10/2014) Terça-feira

Política Cristã (Voto Cristão, Estado Laico e Laicismo)

3° Dia (22/10/2014) Quarta-feira

Um olhar pela tela (Curta metragem comentado)

4° Dia (23/10/2014) Quinta-feira

Leis para vida ou para a morte (Lei da palmada, aborto, drogas etc)

5° Dia (24/10/2014) Sexta-feira

Neste dia não teremos programação

6° Dia (25/10/2014) Sábado

Missa de encerramento com testemunho e Louvor. Após barraquinhas e Concerto para a vida.

De segunda a quinta-feira teremos missa com testemunho às 19h30, logo após inciaremos a programação citada a cima.