"A MULHER É COLOCADA COMO EXEMPLO DE AMOR E CARINHO DENTRO DO LAR E O PAI O MEIO PELO QUAL O FILHO DEVE ENXERGAR A CORREÇÃO E RECEBER A EDUCAÇÃO" (Padre João Batista)
O Padre João Batista foi recepcionado por uma grande plateia e não decepcionou quem esteva presente, de forma descontraída e clara pontuou a transmissão da fé dentro das duas encíclicas católicas Lumen Fidei e Porta Fidei.
Padre João começou citando que as três virtudes do cristão são caridade, esperança e fé. Ele disse que existiam duas encíclicas anteriores a Lumen fidei e a Porta Fidei, uma tratando sobre o amor e outra sobre a esperança, e que após essas duas cartas a próxima só poderia tratar de fé.
Basicamente a noite foi voltada a um direcionamento muito rico aos pais e avós em relação a transmissão da fé aos filhos e netos, segundo o sacerdote o batismo é a porta para fé e o matrimônio é o canal de transmissão aos filhos. A mulher foi colocada como o exemplo de amor e carinho dentro do lar e o pai o meio pelo qual o filho deve enxergar a correção e receber a educação.
Um ponto muito importante colocado pelo Padre é que os pais são os responsáveis pela educação sexual dos filhos, enfatizou que esse papel jamais pode ser atribuído a escola e que é em casa que os filhos devem entender a diferença e a importância entre ser homem e mulher. Ressaltou que educação sexual não se faz com muitas explicações e sim se criando um ambiente doméstico com pudor e deu exemplos claros de como devemos nos portar dentro de nossos lares: "Nada do irmão dormir no mesmo quarto da irmã, os filhos não podem dormir apenas com roupas de baixo, o computador deve está em um local público, o filho não precisa ficar muito tempo no banho, os pais precisam se informar e se preparar para acompanhar os filhos, o casal não pode brigar na frente dos filhos, mas caso aconteça de discutirem na presença deles se reconciliem junto com eles...".
Por fim repetiu o convite feito pelo Papa Francisco ao final de sua primeira carta, Lumen Fidei, convidando as famílias a ensinar os filhos a lutar contra a cultura de morte que tem se espalhado por todo mundo e a lutar pela vida através do amor e da fé.
Ao final abriu um momento para perguntas do público, logo após o pároco presenteou o palestrante com o troféu da Semana da Vida e encerrou dando a benção aos presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário